DFSuin participa do Lançamento do Fundepec-DF

O tão esperado lançamento do Fundo para o Desenvolvimento Pecuário do Distrito Federal (Fundepec-DF), ocorreu na tarde de quarta-feira (16), no Salão Nobre do Palácio do Buriti. O fundo privado é mais uma conquista do setor e tem um papel importante no desenvolvimento das cadeias pecuaristas do DF, além de ser um apoio para o trabalho da defesa agropecuária da Seagri-DF, nas ações preventivas que envolve a sanidade animal.
O Fundepec é composto pela Federação de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), Associação de Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin), Associação dos Avicultores do Planalto Central (Aviplac), Associação dos Criadores de Zebu do Planalto (ACZP) e Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF).
O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), Fernando Cezar Ribeiro, que também é o presidente do Fundo, agradeceu o apoio de todas as instituições que participaram na criação do Fundepec. “Hoje, nós estamos efetivamente assinando esse documento e sabemos o quanto é importante esse Fundo. O lançamento do Fundepec é um marco para o setor agropecuário do DF”, afirmou.
O secretário de Agricultura do DF, Candido Teles, disse que essa é uma vitória do produtor rural e da Defesa Agropecuária. “Esse Fundo vai abrir muitas portas e, quando ele é bem administrado, pode financiar até projetos de pesquisa para o setor”, destacou Teles.

A subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri-DF, Danielle Araújo, destacou a importância da criação do fundo privado de sanidade animal. “Esse fundo tem um papel muito importante, especialmente para os pequenos criadores de suínos. Pois, quando o produtor sabe que será indenizado no caso de uma doença de controle oficial que demande o sacrifício dos seus animais, ele se sente mais seguro. Sabe que pode notificar à Seagri e à Emater a suspeita de uma doença no seu rebanho, pois não terá nenhum prejuízo financeiro”, destacou a subsecretária da Seagri-DF.

O evento contou com a presença de lideranças governamentais e do setor Agropecuário, que foram convidados a compor a mesa, entre eles, o secretário da Agricultura, Cândido Teles; o secretário de defesa agropecuária do MAPA, José Guilherme Leal; o presidente do Sistema FAPE/SENAR-DF, Fernando Cezar Ribeiro; representando a suinocultura, o vice-presidente da DFSuin, Alexandre Cenci; o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires; o presidente do Parque Granja do Torto, Eugênio Faria; o vice-presidente da Ceasa, Petroná de Castro e Silva; o vice-presidente da ACZP, Evandro da Silva Filho; o vice-presidente da Aviplac, Luiz Gonzaga Lopes; e o presidente do Sistema OCDF-Sescoop/DF.F, Remy Gorga Neto.
Fonte: DFSuin com informações da Ascom FAPE-DF.