DFSuin realiza palestra técnica sobre atualizações da normativa de Bem-Estar Animal

A ação é voltada para produtores, profissionais de granjas e frigoríficos, sendo realizada por meio do  Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS)

Com o propósito de trazer atualizações sobre a normativa de Bem-Estar Animal, a Associação de Criadores de Suínos do DF (DFSuin), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), promoveu na última quinta-feira (05), palestra a respeito da Instrução Normativa 113, que estabelece padrões de boas práticas de manejo e bem-estar animal na suinocultura, visando compartilhar informações e preparar os produtores para as mudanças previstas na norma.

Segundo a ABCS, a IN está em vigor desde fevereiro de 2021, mas apesar de existirem prazos distintos para adequação aos parâmetros estabelecidos, é essencial manter o diálogo aberto, tanto para elucidar a norma quanto para reforçar a importância de sua implementação.

A palestra técnica irá percorrer diversos estados e é conduzida pelo médico veterinário, Iuri Machado, que trouxe informações focado nos itens considerados na publicação a respeito do manejo e instalações, prazos estabelecidos para cada item, além de abordar o que o varejo brasileiro tem colocado como parâmetro para os fornecedores de carne suína.

Para a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, o grande benefício desta normativa para a suinocultura é reduzir os fatores estressantes para os animais, contribuindo assim para melhor saúde do rebanho e dos índices de produtividade nas granjas. “Além de também aprimorar o setor em relação a segurança do alimento, alimentação animal, uso prudente de antibióticos e trazer segurança jurídica. A norma vem para somar e tornar o bem-estar animal uma realidade diária nas granjas brasileiras”, destaca.

 

Fonte: DFSuin com informações da ABCS