DFSuin celebra 20 anos de atuação em prol da suinocultura brasiliense

A Associação de Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin) completa hoje, 20 anos de fundação. As duas décadas de atuação da entidade em prol do desenvolvimento do setor teve sua comemoração adiada, devido ao momento de distanciamento social que o cenário atual nos recomenda. Mas o que importa é que essa história de trabalho, dedicação e sucesso que transformou a suinocultura brasiliense, merece a nossa homenagem.

O atual vice-presidente da DFSuin, Alexandre Cenci, conta que tem vivo em sua memória o primeiro encontro com os produtores de suínos, realizado no prédio da administração da CEASA, na sala de reunião do SICOOB, (antiga Credibrasília). “Os suinocultores que ali estavam, queriam construir algo coletivo e integrado em prol da suinocultura, começava naquele momento um processo que ao longo de 20 anos tornou-se um exemplo de inovação, estratégias e lideranças para todo o Brasil”.

Motivados pela necessidade de debaterem sobre o mercado de suínos da região e pela visão coletiva de trabalhar fora da porteira junto a cadeia produtiva de suínos, um grupo pequeno de suinocultores do DF, tiveram a iniciativa de criar uma Associação que representasse os interesses da categoria nas interlocuções com entidades púbicas e privadas, e também que pudesse organizar e fortalecer a suinocultura da região.

Foi com esse propósito que em 2000 foi fundada a DFSuin, desde o início, seu objetivo foi organizar suinocultores e agroindústrias com o intuito de reduzir custos de produção e nivelar preços de vendas, posteriormente a entidade criou uma bolsa de comercialização de suínos. “É importante salientar que esse processo construtivo foi inovador, por integrar produtores e frigoríficos estabelecendo uma relação profissional de companheirismo, transparência e coletividade”, destaca Cenci.

O primeiro presidente eleito da entidade foi o suinocultor Roberto Melo. Em ordem cronológica, a Associação foi liderada também pelos produtores: Marcelo Lopes, Alexandre Cenci, Ivo Jacó de Souza e pelo atual presidente, Josemar Medeiros. Todos empreendedores de extrema experiência profissional na área, que colaboraram muito, desenvolvendo um trabalho de apoio desdobrado em várias ações estratégicas junto às granjas, frigoríficos e ao público consumidor.

Hoje a Associação conta com reuniões semanais da bolsa de suínos, uma central de compras de insumos, parcerias com entidades e ações anuais que promovem o aumento do consumo da carne suína. Na bolsa de suínos o objetivo é definir preços de venda semanal com base no comportamento do mercado. A entidade é filiada à ABCS e ainda possui parcerias com o Sebrae-DF e a FAPE/SENAR-DF, o que propicia ampliar as ações institucionais e serviços voltados aos associados, ao varejo local, faculdades e restaurantes. “Dentre as ações, anualmente são realizados o Festival Sabor Suíno, Whorkshop Gastronômico de Carne Suína nas faculdades, Circuito Gastronômico nos restaurantes, Capacitação em Cortes Suínos nas redes varejistas, Capacitação Técnica para os profissionais das granjas, Missões, Consultoria Ambiental, Assistência Técnica e Gerencial, entre outras.

Similar com Estados da região Centro-Oeste, os suinocultores do Distrito Federal também são totalmente independentes. Entre os 20 associados estão seis frigoríficos e os maiores produtores do Distrito Federal, que dispõem de granjas com tecnologia de ponta, todas legalizadas com licença ambiental e   orientadas para lidar com os animais dentro dos padrões de respeito ao bem-estar animal, desde a criação até o abate. As propriedades associadas correspondem a aproximadamente 95% da produção local.

O presidente da DFSuin, Josemar Medeiros, informa que atualmente a Associação se encontra bem estruturada, e apesar de poucos associados, a cadeia é reconhecida por ser organizada e desenvolver ações que beneficiam todos os elos. “Mesmo em meio a essa turbulência de Pandemia, a DFSuin tem procurado manter sua dinâmica de atuação em prol do desenvolvimento de nosso setor, primando pela realização de ações de marketing focadas na qualidade e saudabilidade da carne suína. Com essas ações nós esperamos fortalecer cada vez mais a suinocultura do Distrito Federal e o nosso produto junto ao consumidor, principalmente o consumidor doméstico”.

Fonte: Ascom DFSuin