Tirinhas de Filé Mignon

Produto: Filé Mignon Suíno
Grupo de uso: Grelhados
Classificação: Cozinha Prática
Acompanhamentos: arroz com brócolis, salada de tomates
Serviço da receita: variação rápida para o picadinho do dia a dia. A base de temperos é comum e bem acessível, para incentivar o preparo doméstico e realçar o sabor dos ingredientes. Uma opção a mais para o corte, além do bife.

Ingredientes

– 3 colheres (sopa) de óleo
– 1 cebola média cortada em tirinhas
– 1 pimentão amarelo grande cortado em tirinhas
– 900 g de filé mignon cortado em tirinhas de 4 a 5 cm
– 1 colher (chá) de sal
– Pimenta-do-reino recém-moída a gosto
– ½ xícara (chá) de cheiro-verde picado

Preparo

Leve ao fogo alto uma frigideira grande e de material grosso, acrescente 2 colheres (sopa) de óleo e espere aquecer. Adicione a cebola, refogue por alguns minutos e, em seguida, junte as tirinhas de pimentão, mantendo no fogo por mais alguns instantes. Retire da frigideira e reserve. Ainda com a chama alta, acrescente o restante do óleo e junte, aos poucos, as tirinhas de carne, cuidando para que a temperatura da frigideira não diminua. Salteie por 3 a 4 minutos e tempere com o sal e pimenta-do-reino a gosto. Despeje ½ xícara (chá) de água, mexa bem com uma espátula e acrescente as tirinhas de cebola e pimentão reservadas. Finalize com o cheiro-verde e sirva em seguida.

Rendimento: 6 a 8 porções
Tempo de preparo: 15 minutos

Dicas:
– Corte as tirinhas de legumes em tamanho igual ao da carne – entre 4 e 5 cm – para obter um visual mais harmônico.
– Experimente empanar bem de leve as tirinhas de carne suína com 2 colheres (sopa) de farinha de trigo antes de colocar na frigideira. Elas irão ganhar uma textura diferente, deixando a carne ainda mais suculenta e macia.