Sanidade é tema central de Workshop realizado pela suinocultura

Peste Suína Africana, Peste Suína Clássica e Febre Aftosa são algumas das doenças tratadas no workshop, amanhã, dia 18.

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) junto à Associação e Sindicato dos Suinocultores do DF (DFSuin/Sindisuínos), organizam em Brasília, o Workshop “Doenças Virais de Importância na Produção de Suínos”. O evento é uma realização nacional em conjunto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (Abegs) e a Associação Brasileira de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves).

Ministrados pela especialista em epidemiologia das doenças infecciosas, a doutora em medicina veterinária Masaio Mizuno Ishizuka, os treinamentos estão acontecendo em mais de 10 estados e têm como tema principal doenças virais na produção de suínos, como por exemplo Peste Suína Africana (PSA) e Clássica (PSC), e visam capacitar médicos veterinários e demais profissionais do campo que atuam na produção suinícola.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes explica que a iniciativa visa integrar os representantes da cadeia com o objetivo de mitigar riscos. “Os recentes casos de PSA e de PSC no Ceará e no Piauí convergiram esforços da iniciativa privada para prevenir e controlar os fatores de riscos na possível entrada de doenças no Brasil, ou seja, um trabalho em conjunto em prol de toda a suinocultura nacional”.

Para a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke o Workshop é uma forma de harmonizar as informações entre o setor privado e o serviço veterinário oficial, e assim manter a sanidade da produção suinícola nacional. Ludtke explica ainda que as capacitações irão contar com material técnico de apoio, que estão disponíveis no site da ABCS.

O Workshop é gratuito e conta com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Embrapa Suínos e Aves, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), das Federações da Agricultura e das Afiliadas da ABCS.

 

 Fonte: ABCS com adaptações