DFSuin debate a pauta “Carne Suína na Merenda Escolar”

Na tarde desta quarta-feira (26), o gestor executivo da DFSuin, Douglas Rocha, reuniu-se com gestores das Associações de Suinocultores Estaduais: AGS (GO), Acrismat (MT)Asemg (MG), Asumas (MS) e as Municipais: Astap (MG) e Assuvap (MG), para apresentar o formato da Ação realizada na Escola Dra. Zilda Arns – Itapoã (DF), que agregou a iniciativa de doação de carne suína à ação – Carne Suína na Merenda Escolar. Ação que tem o objetivo de capacitar merendeiras com palestra de saudabilidade e oficina gastronômica, e principalmente, incentivar a inclusão da carne suína no cardápio escolar.

Na ocasião, foi discutido entre os participantes a possibilidade realizar a ação neste novo formato, em nível nacional, já que o gesto de solidariedade dos suinocultores do DF, inspirou outros Estados a expandir essa corrente do bem, além de ser coerente com o atual cenário da Pandemia, onde aumentou o desemprego deixando mais famílias em vulnerabilidade social.

Outro assunto abordado na reunião, foi o Projeto de Lei 4.195/12 de autoria do Deputado Federal, José Afonso Hamm, que prevê a obrigatoriedade de incluir a carne suína nos cardápios das refeições fornecidas pelo programa de alimentação escolar.  Apesar de tramitar na Câmara Federal desde 2012, só este ano a DFSuin teve conhecimento de sua existência, por isso há a necessidade de gerar um movimento maior de apoio ao Projeto de Lei, visando aumentar o consumo da carne suína no Brasil e desmistificar polêmicas sobre a proteína, junto ao público que é a base da educação.

De acordo com o gestor da DFSuin, como se trata de um Projeto de Lei Federal, o intuito da reunião foi levantar sugestões de outras filiadas ao Sistema ABCS, para viabilizar a celeridade do processo de aprovação da Lei. “A ideia inicial é juntarmos registros de imagens das ações nacionais executadas nas escolas, criar um relatório e apresentar ao Deputado Hamm, para isso, buscaremos o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e da Frente Parlamentar da Suinocultura”, explica Douglas.

“Esse é o momento de unir forças para mostrar nosso trabalho e sensibilizar a Câmara Federal a votar a favor do Projeto de Lei”, destaca Crenilda Neves, gestora executiva da AGS.

Fonte: Ascom DFSuin