DFSuin sela parceria para uso da Plataforma BSEMG

A Associação de Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin) iniciou esta semana, as tratativas para a adesão da Plataforma da Bolsa de Suínos do Estado de Minas Gerais (BSEMG). O sistema de informação de mercado de suínos foi implantado há alguns anos pela ASEMG, para atender aos suinocultores de Minas Gerais (MG), hoje participam também, a AGS (GO) e agora, o Distrito Federal (DF). A ideia é expandir o uso da ferramenta de geração de dados, em nível nacional, com a participação de outras Associações Estaduais.
De acordo com o gestor, Douglas Rocha, o primeiro passo para que as granjas e os frigoríficos tenham acesso ao sistema, é o cadastramento por unidade de produção no link já compartilhado no grupo Associados, em seguida, os produtores ou seus gerentes, deverão entrar em contato com o suporte técnico da Agriness e autorizar o compartilhamento de dados do sistema S2 para a Plataforma. “Esses dados serão anonimamente compilados, gerando informações sobre a produção do DF, mas sem a identificação de qual produtor gerou tal informação”.
Segundo a Associação ASEMG, ainda este ano, a Plataforma BSEMG será inovada, oferecendo acesso através de aplicativo para aparelho móvel, Android e IOS. Ela também passará a captar os dados do atual Sistema da Agriness, o S4.
Para o presidente da DFSuin, Josemar Medeiros, essa iniciativa é importante para que a Associação consiga gerar informação que seja útil para os associados (produtores e frigoríficos), terem uma leitura mais próxima da realidade do mercado. “O objetivo principal em aderirmos essa Plataforma é podermos transformar uma quantidade importante de dados em informação para ajudar os associados na tomada de decisão”, destacou.
Medeiros acrescentou ainda, que a DFSuin irá demandar semanalmente dos Associados, informações que já são levantadas na Bolsa de Suínos do DF, para inserir na Plataforma, como: Venda semanal; Peso médio dos animais, Quantidade de animais retidos; Cargas extras, entre outras informações, visando gerar um Panorama de Mercado da Suinocultura.
Fonte: Ascom DFSuin