Associados da DFSuin/Sindisuínos doam 1,5 tonelada de carne suína ao Banco de Alimentos da Ceasa

 A ação solidária irá beneficiar 29 instituições de caridade, ajudando 2.500 pessoas em vulnerabilidade social  

Sensibilizados com os impactos sociais e econômicos devido à pandemia do Coronavírus, quatro associados da Associação e Sindicato de Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin/Sindisuinos), tiveram a iniciativa de doar cortes suínos para a comunidade carente do DF. Nesta quarta-feira (8), foi entregue ao Banco de Alimentos da Ceasa, 1,5 tonelada de carne suína, para ser distribuída hoje às 29 instituições de caridade que são cadastradas no Programa.

O objetivo da ação é ajudar alguns abrigos e famílias daqui mesmo do nosso “quadradinho”, que estão necessitando de alimentos e produtos de higiene pessoal, ainda mais nesse momento de crise. “Queremos fazer a nossa parte, diante desse cenário que é desafiador para todos os brasileiros, e esperamos que esse pequeno gesto sirva de exemplo para outros produtores rurais e empresários que podem ajudar os mais necessitados, sem esperar que só o Governo faça algo a respeito”, destaca o presidente da DFSuin, Josemar Medeiros.

A ideia foi inspirada pelo suinocultor, Rodrigo Batista, ele ressalta que neste momento de dificuldade a solidariedade deve prevalecer. “Todo mundo pode fazer alguma coisa além daquilo que é sua obrigação, esse é o espírito desta doação, se todos contribuírem um pouquinho a gente minimiza os efeitos dessa pandemia”, disse.

Para garantir a segurança sanitária nos procedimentos desde o abate dos animais doados, até a logística de entrega dos cortes, a Associação buscou parceria da Seagri-DF e optou pelo Banco de Alimentos, por ser um Programa de credibilidade que atua de forma transparente, evitando o desperdício de alimentos e ajudando a população que está em vulnerabilidade alimentar. “Além disso, é um ponto de distribuição que oferece estrutura adequada para o armazenamento e conservação do nosso produto, ou seja, possui a Câmara Fria”, frisa o gestor executivo da DFSuin, Douglas Rocha.

Douglas considera essa iniciativa muito importante nesse momento de crise, pois vai beneficiar muitas famílias que necessitam da proteína animal para consumo. “Precisamos ser solidários com aqueles que mais estão precisando nesse período delicado e espero que essas pessoas tenham uma páscoa mais feliz com a carne suína”!

 

A subsecretaria de Defesa Agropecuária da Seagri-DF, Danielle Araújo, explica que o Serviço de Inspeção da DIPOVA realizou o controle sanitário dos animais desde o recebimento no frigorífico a inspeção do abate, dos cortes, embalagem e armazenamento na agroindústria.  “O Serviço de Defesa Agropecuária do DF fez a parte que nos cabe, que é garantir a sanidade para que o produto final seja seguro para o consumidor. Somos muito gratos aos produtores e empresários que confiaram no trabalho da Seagri e do Banco de Alimentos. Parcerias como essa nos enchem de orgulho de trabalhar diariamente com o agronegócio”, declara a subsecretária.

Segundo a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Ceasa, Lidiane Pires, é a primeira vez que o Banco de Alimentos recebe carne suína como donativo. “É sensacional poder oferecer essa proteína para as pessoas em vulnerabilidade alimentar, levando em conta o quanto a carne suína é saudável e ajuda no nosso sistema imunológico”.

Lidiane comentou ainda, que o trabalho do Banco de Alimentos não parou, mesmo com as medidas de contingência do GDF como prevenção à Covid-19. Semanalmente, o Banco recebe doações de 900 cestas básicas e a equipe faz rapidamente a triagem para que esses alimentos cheguem o quanto antes à população atendida pelas instituições cadastradas.

Fonte: Ascom DFSuin