Simpósio debate tecnologia e novos desafios da produção de suínos

Promovido pela Associação de Criadores de Suínos e Sindicato dos Suinocultores do  Distrito Federal (DFSuin/Sindisuínos), o 2º Simpósio Distrital  de Suinocultura reuniu mais de 100 participantes, entre eles, produtores rurais, profissionais das granjas, entidades parceiras e estudantes. O evento realizado em parceria com a empresa Vetmarket Agronegócios e o apoio da ABCS, aconteceu no dia (27/11), na pousada Villa Triacca (PAD-DF).

Para o presidente da DFSuin, Josemar Medeiros, o evento é uma oportunidade de interação e conhecimento sobre a dinâmica econômica do setor e suas principais inovações, além de integrar todos os elos da cadeia de produção. “A Suinocultura  é muito impactada pela inovação tecnológica e pelos custos de produção. Sempre são lançados novos equipamentos, novos produtos e novos desafios. E uma das missões da nossa Associação,  é promover formação técnica e informação dessas novidades para as pessoas que trabalham no dia a dia nas granjas.”

Nesta edição, as empresas Genepro, Biosyn Saúde Animal e Boehringer Ingelhein, trouxeram para o seminário, três palestras técnicas com temas atuais  de grande relevância para o setor. E a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), apoiou com a  palestra: “Protagonismo para alta performance”, que por meio do humor, trouxe motivação e informações sobre como atuar com inteligência emocional para escrever a própria história de sucesso e ser um profissional de alta performance.

De acordo com o diretor comercial da Vetmarket, Carmos Triacca, o simpósio marca o fechamento das atividades do ano, e está virando uma tradição para a suinocultura do DF. “É um momento de confraternização, um momento de repensar tudo o que foi feito no ano e projetar os novos desafios para 2020”.

O Simpósio abordou também, avaliações sobre o cenário atual da suinocultura nacional, que está vivendo uma fase de boas expectativas no mercado, e apontou os desafios da suinocultura para 2020 em termos de sanidade nas granjas para evitar a entrada de doenças que possam atrapalhar as exportações e o mercado interno.

“O Brasil está entre os países com melhor perfil sanitário nas granjas de suínos, tem doenças que existem lá fora e que por aqui não existem,  então nosso desafio como veterinário  e consultor é  orientar o produtor rural com normas técnicas de biossegurança, que ajudam evitar a entrada de agentes patogênicos que possam impactar no nosso mercado interno e externo”, diz Triacca.

No encerramento, cerca de 50 profissionais destaques foram homenageados, recebendo de seus líderes a medalha – Top da Suinocultura 2019.

Fonte: Ascom DFSuin